top of page

Obras literárias

Salada de Alcachofras

O livro Salada de Alcachofras traz em seu conteúdo duas questões muito atuais e de extrema importância: a violência contra a mulher e a importância da leitura como ferramenta de emancipação.


Usando da arte de contar histórias, Itamara Moura propõe uma viagem entre um texto clássico e seus ecos nos dias atuais. O conto dialoga com a obra de Shakespeare e nos convida a refletir sobre amor, ciúme, violência e reafirma o valor da literatura em nossas vidas. 

 

​Com equipe ​formada apenas por mulheres, ilustrações originais, linguagem moderna e em formato portátil, o livro tem grande potencial transformador.  

O Gato

Memória, ética e a complexidade da vida humana fazem parte deste conto em que a lembrança de uma tarde de chuva no colégio dá início ao relato de uma história em que um professor e um lixeiro têm a vida transformada em plena noite de Natal. 


Com ilustrações em nanquim realizadas pelo artista plástico Felipe Pacheco Bruschz, a narrativa ganha força ao imprimir uma atmosfera de suspense que aguça a curiosidade de cada leitor. Com linguagem acessível a todas as idades, "O Gato" nos faz refletir sobre questões importantes de forma leve e surpreendente. 

Contos e Causos do Zé Mirinha

Fruto do desejo de celebrar a memória do Mestre Zé Mira e valorizar a cultura popular, o livro de Itamara Moura, Contos e Causos do Zé Mirinha recria a infância do violeiro contador de causos. 


Com a leveza que lhe é peculiar, Itamara Moura recria a infância de Zé Mirinha, mostrando  a importância do respeito à variação linguística e abordando temas importantes como a escravidão no Brasil, a importância do tropeirismo na formação de nossas cidades e a  garantia do direito de todas as crianças à educação e ao carinho. 

 

O livro conta com as ilustrações do artista plástico João Francisco Paes e nos remete a um imaginário genuinamente brasileiro, encantando adultos e crianças com todas as cores e sabores das histórias bem contadas.

Lá em cima do piano tem um copo de veneno...

Um convite ao jogo, à brincadeira da linguagem. Em seu primeiro livro, Itamara apresenta 8 contos posicionados no meio de uma parlenda: Lá em cima do piano, tem um copo de veneno. Só quem abre e fecha o livro sabe bem o que aconteceu.

 

A infância é o fio que trama as histórias permeadas pela ingenuidade e crueza das descobertas dessa época, e é a partir da lembranças que a complexidade das personagens se desvela. Cheiros, primeiros espantos vividos, as descobertas mais banais.

 

Aos poucos, e como voyeurs, assistimos àquele momento marcante da vida de alguém, sob a perspectiva da autora, com a ingenuidade e crueza que lhe cabe. A cada leitura, um novo estranhamento, um novo gosto, uma nova sensação.  

bottom of page